sábado, 24 de janeiro de 2009

BLOG DO RELATÓRIO DA AULA DE CAMPO PARA A SEARA DA CIÊNCIA – UFC

Colégio:Estadual Presidente Humberto Castelo Branco
Série:3°
Turma:k
Turno:tarde

Alunos que compõem a equipe:

1- Nome completo:Maria do socorro vieira siqueira- nº 26
2- Nome completo:jordana pinheiro albuquerque - nº 22
3- Nome completo:Cleidiane pontes felix-n° 07

Líder da Equipe:Cleidiane pontes felix

Data da Aula de Campo: 14 de janeiro 2009

AULA DE CAMPO (FISICA)

A FISICA
A Física permite-nos conhecer as leis gerais da Natureza que regulam o desenvolvimento dos processos que se verificam, tanto no Universo circundante como no Universo em geral.
O objetivo da Física consiste em descobrir as leis gerais da Natureza e esclarecer, com base nelas, processos concretos. Os cientistas, à medida que se aproximavam desse objetivo, iam compreendendo melhor o panorama grandioso a complexo da unidade universal da Natureza. O Universo não é um conjunto simples de acontecimentos independentes, mas todos eles constituem manifestações evidentes do Universo considerado como um todo.
A Física deu origem também a modificações radicais em todos os domínios da técnica. As grandes realizações da Física serviram de base para a reconstrução da energética, comunicações, transportes, construção, setores industrial a agrícola.
A revolução na energética deve-se à fundação da energética atômica. Os recursos de energia contidos no combustível atômico são consideravelmente superiores aos de combustíveis de origem orgânica.
A Física Moderna tem importância radical para o desenvolvimento dos computadores. Todas as séries de computadores (tanto assentes no emprego de válvulas eletrônicas, como as que usam semicondutores a circuitos integrados) existentes até hoje nasceram em laboratórios de física.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

AULA DE CAMPO (INGLÉS)


CASA DE CULTURA BRITÂNICA



O Curso de Cultura Britânica foi criado na gestão do magnífico Reitor Antônio Martins Filho, em 4 de dezembro de 1964, através da Resolução Nº 166, do Conselho Universitário, com o nome de Centro de Cultura Britânica. O centro teve suas atividades iniciadas em 2 de agosto de 1965, sendo o Coordenador Geral dos Cursos de Cultura o professor Newton Teophilo Gonçalves. Posteriormente o Centro de Cultura Britânica integrou-se a Faculdade de Letras pelo Plano Básico de Restauração da Universidade Federal do Ceará, aprovado pelo Decreto Nº 68.279, de 20 de fevereiro de 1968, e depois, ao Centro de Humanidades, pelo Decreto Nº 72.882, de 2 de março de 1973. Nesta ocasião mudou sua denominação para Casa de Cultura Britânica.

As Casas de Cultura têm processos de seleção para ingresso similares, contudo, pode-se verificar pequenas diferenças que se justificam pela procura e pelos objetivos a serem alcançados por cada um dos cursos que as Casas oferecem. Para aqueles que terminaram o Curso Básico na Casa de Cultura Britânica (somente na Britânica), a Casa oferece preparatórios para os exames internacionais da universidade de Cambridge (PET, FCE, CAE) e TOEFL. Neste caso, a seleção se dá através de um concurso intitulado 'Seleção Cambridge - TOEFL' – Planejado e executado sob a orientação de um coordenador subordinado à Diretoria do Centro de Humanidades, o exame de Cambridge consiste de duas fases.

AULA DE CAMPO (QUIMICA)


A QUIMICA ESTAR EM TODOS OS LUGARES.


A QUÍMICA é um ramo da ciência presente em nosso dia-a-dia, seja no tratamento de água, hoje mais do que essencial, pois temos em torno de 2% de água potável, sobremaneira é essencial cuidarmos muito bem de nossos sofridos mananciais de água. Em um futuro bem próximo será uma das substâncias mais escassas e caras de nosso Planeta.

A fermentação alcólica, utiliza como meio, o melaço e o microorganismo é o Sacharomyces Cerevisae (fermento), o qual consome o açúcar e excreta o álcool . A cerveja é parecido, só que o meio é o malte e o arroz, que são cozidos, e logo após fermentado pelo mesmo microorganismo da fermentação alcoólica. Só que ele excreta o álcool, e o gás carbônico, utilizado, tanto nas cervejas, quanto nos refrigerantes gaseificado.


*EXPERIÊNCIA:MISTURA E SEPARAÇÃO DE MISTURA.

Em um béquer adicionar 100 mL de água. A seguir adicionar mais ou menos 5 gramas de sulfato de cobre, misturar bem com um bastão. Depois adicionar cerca de 5 gramas de dióxido de manganês e misturar bem com o bastão. O que aconteceu? Vamos verificar. Faça uma filtração da mistura, e verifique as substâncias que passaram através do papel de filtro, e a que ficou retida no filtro.

EXPLICAÇÃO: O sulfato de cobre é solúvel em água, enquanto que o dióxido de manganês não. Após a filtração, passa pelo papel de filtro o sulfato de cobre, junto com a água. O dióxido de enxofre fica retido no papel de filtro.
















quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

AULA DE CAMPO (ESPAÑOL)


A Casa de Cultura Hispânica da Universidade Federal do Ceará foi fundada mediante convênio celebrado entre a UFC, pelo seu então Reitor e Fundador Professor Antônio Martins Filho e o Instituto de Cultura Hispânica de Madrid, hoje Instituto de Cooperación Ibero-americana.

Começou a funcionar em 12 de outubro de 1961, dirigido pelo professor Adolfo Cuadrado Muñiz, enviado pela Espanha, que continuou nessa função por curto espaço de tempo e teve que afastar-se de Fortaleza para ocupar funções de consultor da UNESCO.

A Casa de Cultura Hispânica foi muito bem recebida no Estado do Ceará e, com base no êxito dessa Casa pioneira, se iniciou a fundação de outras Casas de Cultura: Britânica, Portuguesa, Francesa, Alemã e Italiana às quais se agregaram mais tarde o Curso de Esperanto e a Casa de Cultura Russa, instituições estas que deram e dão notável contribuição ao estudo de línguas estrangeiras e o desenvolvimento cultural do Ceará.

Hoje essa Casa tem cerca de mil alunos e conta com uma equipe de seis professores efetivos, três substitutos, estagiários da disciplina de prática de ensino, um bolsista de assistência e um servidor técnico – administrativo. O estudo da Língua Espanhola é ministrado em sete semestres, o que permite iniciar o conhecimento da rica literatura escrita em Castelhano, incluindo a literatura hispano-americana.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

AULA DE CAMPO (HISTÒRIA)


BENFICA


O Benfica é um bairro muito peculiar de Fortaleza. Sua principal marca é a presença do Campus do Benfica (Humanas) da UFC. Fora ele, a UFC tem mais dois campi: O do Pici (exatas) e o do Porangabussu (Saúde).O campus fica encravado no bairro. Para se locomover por entre as unidades é preciso atravessar ruas e Avenidas. O bairro também abriga o CEFET, algumas escolas e sedes de partidos, o que dá um clima bem acadêmico e politizado à região.Quase não há verticalização por aqui e creio que vai ser assim por muito tempo. Os terrenos, em sua maioria, ou são pequenos demais (casas) ou enormes (universidade).


O bairro benfica é formado por:


*Casas ao redor da pracinha da gentilândia


*Shopping Benfica ao fundo


*Rádio Universitária


*Antiga Chácara Flora do Século XIX

AULA DE CAMPO (GEOGRAFIA)


Na seara da ciência tivemos contato com paisagem artificial típica da caatinga, e pudemos aprender que o termo caatinga tem origem indigéna e foi adotado pelos primeiros cientistas que viajaram pelos sertões do nordeste.


Caatinga (do Tupi-Guarani: caa (mata) + tinga (branca) = mata branca) é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. A caatinga ocupa uma área de cerca de 734.478 km², cerca de 11% do território nacional englobando de forma contínua parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte do Norte de Minas Gerais (Sudeste do Brasil).


Alguns animais típicos da caatinga são:


*onça vermelha

*galo compino

*camaleão

*preá

AULA DE CAMPO (BIOLOGIA)

Durante a visitação à seara das ciências pudemos conhecer o laboratório de biologia.


Mostraremos à seguir oque mais chamou nossa atênção.





Vamos citar e definir algumas especies que pudemos conhecer melhor na visita.





*Moluscos: Animais de corpo mole.





*Crustáceos: Classe de artrópodes com dois pares de antenas, um par de mandíbulas e dois pares de maxilas na cabeça.





*Inseto: Pequeno animal desprovido de esqueleto interno, providos de três pares de pernas articuladas com o tórax e que respira pelas trâquéias.





O laboratório é equipado com uma variedade enorme de elementos biológicos e fósseis que nos ajudaram a conhecer um pouco mais do ramo da biologia.